Quarta-feira, 25 de maio de 2016 - Horário de Brasília: 19:37


Pagina inicial

Câmara de Coronel Macedo

Município

Plenário

Mesa Diretora

Galeria de Ex-Presidentes

Todas as Legislaturas



Dados e contato



Lei Orgânica

Regimento Interno



Notícias do Legislativo

Fotos do Legislativo

Notícias do Município

Fotos do Município



Audiências Públicas

Prestação de Contas

Transparência(Lei C. 131)

Arquivos para Downloads

Contatos

O Município de Coronel Macedo.

Coronel Macedo é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º37'52" sul e a uma longitude 49º18'49" oeste, estando a uma altitude de 624 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.506 habitantes.

História.

Fundada em 8 de Dezembro de 1891, o Arraial teve como nome Patrimônio de Nossa Senhora do Rio Verde e logo em seguida se tornou Patrimônio de Nossa Senhora da Cnceição Aparecida. No local onde foi erguido primeiramente um cruzeiro se levantou mais tarde uma pequena capela, neste recinto eram rezados quinzenalmente terços. O Frei Pacífico de Monte Falco celebrou neste local a lª missa, dando origem a vila, que também era conhecida por Revolta, apelido dado por seus habitantes, devido a revolta do povo da época pela passagem pela região de Custódio José de Mello com sua comitiva. Os participantes da comitiva, representantes do Governo de Marechal Deodoro da Fonseca praticaram arbitrariedades contra os moradores desta localidade, que fugiam apavorados. Os fundadores, descendentes de imigrantes espanhóis, e provenientes do Estado de Minas Gerais, adquiriram terras na região, dando início a agricultura. Neste período destacam as famílias de Antonio Batista Veiga, Pedro Américo da Veiga, Francisco Garcia e Calixto Clemente de Almeida.

Geografia.

Possui uma área de 304,505 km².

Demografia.

Dados do Censo - 2000
População Total: 5.589 Densidade demográfica (hab./km²): 18,35
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 26,04
Expectativa de vida (anos): 66,54
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,86
Taxa de Alfabetização: 83,73%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,711
IDH-M Renda: 0,637
IDH-M Longevidade: 0,692
IDH-M Educação: 0,805

Hidrografia.

Transporte.

Rodovias.

Entidades Educacionais.

Religião.

Dados Climáticos

Clima: Temperado
Temperatura: 20,4Cº (Média Anual)
Umidade relativa do Ar: 78 HR% (Média Anual)
Precipitação de Chuvas: 1.200 mm (Média Anual).
Relevo: Movimento com predominância de planalto.
Vegetação: Floresta Subtropical
Acidente Geográfico de Maior Expressão: Serrinha do Vergueiro, localizada na divisa do Município de Coronel Macedo com o Município de Taquarituba.
Divisas do Município: NORTE- Taguai e Fartura; SUL- Itaberá; LESTE- Taquarituba e Itaí; OESTE- Itaporanga.

Região Adiministrativa

Entidades Sociais: Creche – Casa da Criança “Maria de Nazaré”, Fundo Social de Solidariedade do Município e Assistência Social Municipal.
Segurança Pública:
Polícia Civil: 01 Escrivão, 01 Investigador
Polícia Militar: 01 Comandante de Destacamento, 06 PM efetivos.

Saúde

01 Unidade Mista de Saúde (Sede do Município) com 12 leitos para internação – (Observação).
01 PAS (Bairro São Bernardo)
Assistência Médica/Odontológica:- 07 Médicos e 03 dentistas.
Assistência Psicológica: 01 Psicólogo.
Fisioterapia: 01 Fisioterapeuta

Lazer

Estádio de Futebol Municipal (Vitorino Soldeira)
01 Quadra coberta para diversas modalidades esportes (Vôlei, Futebol de Salão etc.)
01 Mini Campo de Futebol de areia p/treinamento

Comunicação

Terminais Telefônicos, 01 Agência dos Correios, 01 Torre de Retransmissão de TV das Redes Globo, SBT, Bandeirantes (via satélite).
Órgãos Públicos: Casa da Agricultura e Cartório de Registro Civil.
Melhoramentos Urbanos: Sabesp, Elektro, Telefônica, Calçamento e Esgotos Sanitários.
Malha Viária do Município: 398 Km. De estradas Municipais

Bandeira Municipal

A Bandeira do Município de Coronel Macedo, assim se descreve:
Retangular de vermelho, com um triângulo de amarelo movente da tralha, carregado de um triângulo branco e este do Brasão de Armas.
A Bandeira tem 14 M (quatorze módulos) de altura por 20 M (vinte módulos) de comprimento; o triângulo de amarelo posto no campo, tem a base coincidente com a tralha de 17 M (Dezessete módulos) de altura; o triângulo branco que o carrega, tem a mesma base e 13 M (Treze módulos) de altura e o Brasão de Armas tem 6,5 M (Seis Módulos e Meio) de altura. Os triângulos superpostos na Bandeira, forma uma ponta de lança, a demonstrar o dinamismo do povo do Município de Coronel Macedo e o impulso que leva o Município à prosperidade e à glória. O Brasão de Armas do Município de Coronel Macedo é exclusivo do poder público Municipal e será usado:
I - obrigatoriamente;nos documentos, demais papeis e correspondências oficiais;
no gabinete do Prefeito Municipal e na Sala de Sessões da Câmara de Vereadores.
II- Facultativamente:na fachada dos edifícios públicos;
b) nos veículos oficiais;nos locais onde se realizam festividades promovidas pela municipalidade.
A apresentação e sinais de respeito devidos aos símbolos do Município de Coronel Macedo, regular-se-ão, no que couber, pela Legislação Federal.
É proibida a manutenção e reprodução dos símbolos do Município de Coronel Macedo em locais e situações incompatíveis com o decoro, bem como em propaganda comercial ou política.
Mediante expressa autorização e a exclusivo critério do Prefeito Municipal, poderão os símbolos do Município de Coronel Macedo ser reproduzidos em distintivos, selos, medalhas, adesivos, flâmulas, bandeirolas, objetos artísticos ou uso pessoal, em campanhas cívicas, assistenciais, culturais e de divulgação turística.
As reproduções deverão obedecer as proporções e cores originais, ficando para tal arquivados na Prefeitura Municipal, exemplares destinados a servir de modelo.
Para a reprodução monocromática do Brasão de Armas é obrigatória a representação de seus metais e cores de acordo com a convenção heráldica internacionalmente aceita.

SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO DE CORONEL MACEDO (Lei nº 07/77 de 17/09/77)

1- BRASÃO DE ARMAS
2- BANDEIRA MUNICIPAL
O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DE CORONEL MACEDO, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, assim se descreve:
Escudo ibérico, de goles, com dois gládios postos em aspa, contornados em Chefe de uma flor de liz, tudo de ouro e contra-chefe endentado de quatro peças do mesmo, carregado de uma cruz pátea do primeiro. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, à dextra, uma haste de milho e à sinistra, um ramo de feijoeiro, ambos folhados e produzindo ao natural. Listel de goles, com o topônimo “CORONEL MACEDO” em letras de ouro.
O Brasão de Armas ora instituído, tem a seguinte interpretação:
1- o escudo ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.
2- A cor de goles (vermelha) tem o significado heráldico de audácia, valor, galhardia, nobreza conspícua, valentia, intrepidez, vitória, honra e derramamento de sangue em combate, aludindo ao ânimo valoroso e intimorato dos munícipes e a batalha travada no território municipal, entre constitucionalistas e Ditoriais, durante a Guerra Cívica de l.932.
3- Os gládios, são emblemas de guerra e da justiça, lembrando ainda, que em 1.932, no Município de Coronel Macedo, São Paulo desembainhou a espada, na defesa da Lei, em guerra justa contra a tirania.
4- A flor de liz é o símbolo de Nossa Senhora, evocando a Santíssima Padroeira do Município de Coronel Macedo e as primitivas denominações do povoado: Patrimônio de Nossa senhora do rio Verde e Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
5- O contra-chefe (parte inferior do escudo) endentado (em forma de serra), refere- se à Serrinha do Vergueiro, que marca os lindes do Município e constitui seu ponto culminante.
6- O metal ouro é indicativo de riqueza, esplendor, generosidade, nobreza, glória, poder, fé, prosperidade, soberania e mando, referindo-se ao esforço de admistradores e munícipes, que com inquebrantável fé no Criador, promovem a prosperidade e a glória para o município.
7- A cruz pátea de goles (vermelha) evoca a ereção do Cruzeiro e posteriormente a construção da Capela, marcos da fundação do povoado. Indica, outrossim, a profunda fé cristã do povo do Município de Coronel Macedo.
8- A coroa mural é o símbolo da Emancipação Política, é de prata com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preta), evidenciam o caráter hospitaleiro do povo do Município de Coronel Macedo.
9- A haste de milho e o ramo de feijoeiro, proclamam a fertilidade das terras generosas do Município de Coronel Macedo de que são importantes produtos e demonstram que a agricultuta é o fator básico da economia Municipal.
10- No listel, o topônimo “CORONEL MACEDO” identifica o Município.


Brasão do Município.


Localização no mapa do estado de São Paulo.


Foto do Município.


Igreja Matriz.